Dislexia: Que medidas podem ser tomadas para melhorar a aprendizagem de uma pessoa disléxica?

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Um trabalho regular com professora sistemática, compreensiva, altamente motivadora e engajada pode ser muito efetivo. A intensidade e frequência são muito importantes: dois a três encontros semanais de duração médias de uma a duas horas diárias; por um período de 1 a 3 anos – estão entre as recomendações dos especialistas.
Um programa de instrução explícito deve ser selecionado e seguido, incluindo:
*Consciência Fonológica - sons e suas características de combinação,
*Ortografia - uso de palavras chave, distinção entre vogais e consoantes, dígrafos, e demais regras de grafia,
*Vocabulário - pré-requisito para compreensão, palavras derivadas, sinônimos e antônimos, Gramática - prefixos, sufixos, conjugação verbal,
*Sintaxe,
*Compreensão - estratégias de reconhecimento prévio do texto, como leitura de títulos e subtítulos, palavras em destaque, observação de gráficos e figura, enfim, indicadores do conteúdo e contexto do texto a ser lido,
*Produção de Textos - geração de palavras-chave, organização de idéias, coerência, abertura e fechamento,
*Pontuação - Entonação na Leitura e Escrita.

Como estratégias de apoio, utilizar a área de interesse e atuação do indivíduo: esportes, culinária, economia, turismo; usando jornais, revistas, manuais, guias informativos, bulas, e-mails enfim uma seleção de material que seja parte do dia-a-dia do indivíduo, que desperte a atenção, interesse e a motivação deste.

As mesmas bases da instrução infantil devem guiar a instrução adulta, utilizando abordagem multisensorial dirigida e estimulando ambos hemisférios cerebrais.
A utilização do computador com recursos de auto-correção é altamente recomendável, sempre que seja de interesse e relevância .

http://www.andislexia.org.br/artigo-AND-4.doc

Profª Kelvia Borges
NTE – Anápolis

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